Apesar da A. Marques, Lda apenas ter sido oficialmente estabelecida como empresa em 1990, a sua história confunde-se com a do seu próprio fundador e sua esposa, António Marques e Maria da Nazaré (na figura). Com apenas 11 anos de idade, deixou o pequeno lugar de Segade, no concelho de Miranda do Corvo, onde nascera em 1937, para aprender no Oeste a profissão de vendedor ambulante de azeite e petróleo. José Dias, natural da mesma freguesia, era distribuidor de azeite e estava há alguns anos estabelecido nas Caldas da Rainha e foi quem trouxe António Marques, não para as Caldas, mas para o Bombarral.
Naquele tempo quase não havia automóveis e a venda era feita numa carroça puxada por uma mula. Nos primeiros meses António Marques andou acompanhado, ou por um colega, ou pelo próprio patrão, mas ao fim de menos de um ano ganhou a confiança de José Dias, passando a andar sozinho nas voltas.
A aprendizagem estava completa, mas já não voltou para a terra. Os 13 anos de idade foram feitos nas Caldas da Rainha onde, entretanto, passou a morar na Rua 31 de Janeiro, tendo ali começado o negócio da sua vida. O dia começava às 5 horas da manhã para dar de comer à mula e preparar a carroça. Às 7 horas estava a caminho, quer o sol brilhasse, quer estivesse a chover. “Não me lembro de ter deixado uma volta por fazer por causa do mau tempo” - recordava António Marques. A carroça não lhe dava protecção para a chuva “e os Invernos eram muito maiores do que estes”, acrescentava.
A História de António Marques e de sua esposa é a prova de que o futuro de cada um de nós assenta, entre outras caraterísticas, no acreditar. Hoje, como no passado, na A. Marques todos os que participam no projeto, acreditamos no futuro, como pilar mestre do nosso desempenho, alicerçado nos valores que nos norteiam e destinguem. Volvidos 52 anos desde a sua fundação, merecemos o respeito e a confiaça de todos. Nós, no Grupo A. Marques ... somos assim.
© 2019 - A. Marques, Lda.